Praia do Sambaqui

Praia do Sambaqui

Things to do - general

 

A praia de Sambaqui, ao norte da Ilha, é um tradicional vilarejo de pescadores nativos  que  atrai visitantes e turistas praticamente o ano todo. A praia tem pouco mais de um quilômetro de extensão. A largura da faixa de areia vai de zero a 25 metros.

O Sambaqui é procurado pela sua linda e bucólica paisagem e por seus bares e restaurantes à beira-mar, que servem majoritariamente frutos do mar com destaque para ostras, uma vez que muitas fazendas de ostra se encontram na região.

De origem açoriana e vizinha de Santo Antônio de Lisboa, um dos primeiros redutos açorianos de Florianópolis, a comunidade local remanescente mantém seus costumes e tradições, promovendo festas religiosas e grupos de danças folclóricas típicas.

O visual é um dos maiores atributos de Sambaqui. Além da paisagem típica do século XIX, apresenta vista panorâmica da Baía Norte e do Continente. É por conta desta vista que, nos últimos anos, foram instalados vários bares e restaurantes que se especializam na gastronomia baseada em frutos do mar, produto tradicional da região.

Assim como Santo Antônio de Lisboa e Cacupé, é uma praia interna da Baía Norte, voltada para o oeste, conhecida como a Costa do Sol Poente. Da praia, pode ser avistada a ponte Hercílio Luz e os arranha céus da Av. Beira-mar Norte. O mar é muito tranquilo, por se tratar de uma baía e a área é lodosa, lembrando uma lagoa, com presença algumas pequenas marolas. As pedras também são características da região, muitas delas enormes, servindo de ponto de apoio para as aves marinhas, formando uma paisagem natural única.

Curiosidades sobre o Sambaqui

O significado de Sambaqui vem do tupi-guarani: sambá  (concha) e qui (dormir), significando cemitério de esqueletos humanos e de conchas, que cobriam esses esqueletos. Estes esqueletos, conchas e utensílios foram encontrados largamente na praia e eram de uma antiga civilização pré descobrimento que habitavam o bairro.

A partir do século XVIII, passa a receber colonizadores açorianos, junto a Santo Antônio de Lisboa, uma das maiores  e mais antigas colônias portuguesas de Florianópolis.

Sambaqui ainda preserva as características do passado, como se estivesse perdida no tempo, como uma pequena e pacata vila, por interesse de seus moradores, que prezam por manter sua cultura e estilo de vida.

Não há acomodações cadastradas até o momento.

Não há atrações cadastradas nesta localização.