Se você quer saber quais são as praias de Florianópolis mais buscadas, está no lugar certo.
Apesar de estar escrevendo este post de Floripa e de viver por aqui há mais de 20 anos, não vou me basear nas minhas impressões pessoais e sim em dados capturados por este site, durante este ano.
Florianópolis atrai milhares de turistas todos os anos, principalmente por suas belezas naturais, que são de fato, belezas ímpares. Além disso, há diferentes tipos de praias, desde pouco povoadas e mais naturais, outras completamente isoladas e ainda há aquelas que possuem grande infraestrutura em seu entorno.
É pouco provável que você encontre no sul do país paisagens tão deslumbrantes como as da Ilha da Magia. Por outro lado, seria desonesto se deixasse de considerar algumas praias catarinenses fora da Ilha, que também são espetaculares, como Guarda do Embaú, Ferrugem, Praia do Rosa, entre outras.
Mas vamos ao que interessa, falar das top 10 praias de Florianópolis mais procuradas e algumas de suas características mais peculiares.
10 - Praia de Florianópolis: Ponta das Canas

REGIÃO:
Norte da Ilha
BAIRRO:
Ponta das Canas
EXTENSÃO:
900 Metros
DIST. CENTRO
29,9 Km
DIST. AEROPORTO
42 Km
Praia de Ponta das Canas
Público: Praticamente todos, com destaques para Famílias que buscam infraestrutura e boas opções de hospedagem e gastronomia.
Que tal conhecer uma das praias mais procuradas de Florianópolis, no norte da Ilha de Santa Catarina?
A Praia de Ponta das Canas está localizada ao extremo norte da Ilha da Magia, junto às praias da Cachoeira do Bom Jesus, Praia de Canasvieiras, a 17 km de Jurerê internacional e a apenas 8 km da Praia dos Ingleses.
Na realidade pode-se dizer que Ponta das Canas é a continuação da Praia da Cachoeira do Bom Jesus, apesar de suas características mudarem ao longo do trajeto de sua orla.
É considerada uma das praias favoritas, por turistas e florianopolitanos, para ir em família. O mar é verde calmo e com ondas tranquilas, excelente para crianças e para quem não gosta de mar agitado. Sua faixa de areia é extensa, de coloração amarelo-claras e macias, para que você e sua família possam relaxar e curtir o dia todo na praia e além disso, o pôr do sol no local é de tirar o fôlego.
Uma característica bem particular dessa praia é que em sua orla são formadas lagoas de água salobra entre a restinga e as areias, formando uma paisagem única. Além de possuir boa infraestrutura com diversas opções de restaurantes, hotéis, pousadas e lojinhas, possui um ar natural, que combina com uma colônia de pescadores que resiste à modernidade dos tempos.
A praia no verão fica bastante agitada e você encontrará ambulantes vendendo diversos tipos de comidas, bebidas, roupas de banho e outros objetos.
O estacionamento na praia é bastante pequeno, possuindo poucas vagas, entretanto, é fácil estacionar nas ruas adjacentes por se tratar de um bairro residencial.
Além da curtir as atrações da praia você também pode aproveitar:
- Gastronomia
- Bares
- Passeio de Banana Boat
- Caminhadas
- Trilhas
- Esportes
- Aluguel de Caiaques
- Aluguel de Jet-skis
- Pescarias
Separamos para você os TOP 5 hotéis e pousadas em Ponta das Canas, melhores avaliados em 2021:
Hotel à Beira-mar
Apartamento Standard
Apartamento privativo: • 1 quarto • 1 casas de banho • 24m² • 1 cama de casal.
Café da manhã incluído.
Apartamento de 3 Quartos
250m. da praia.
Apartamento inteiro • 3 quartos • 1 sala • 2 banheiros • 160m²
5 camas (2 de solteiro, 3 de casal)
Casa de Temporada
250 m da praia
Casa de temporada inteira • 1 quarto • 1 sala • 1 casas de banho • 40m²
4 camas (1 de casal, 3 sofás-cama)
* Os preços das diárias podem variar e serem atualizados pelos proprietários sem aviso prévio.
09 - Praia de Florianópolis: Praia do Santinho

REGIÃO:
Norte da Ilha
BAIRRO:
Santinho
EXTENSÃO:
2 Km
DIST. CENTRO
33,9 Km
DIST. AEROPORTO
45,7 Km
Praia do Santinho
Público: Adultos, com destaque para Surfistas e praticantes de Sandboard. Por ter ondas fortes e mar perigoso não é recomendada para crianças.
A Praia do Santinho se localiza no norte de Florianópolis em Santa Catarina. Está mais precisamente entre as Praias dos Ingleses e Moçambique.
Entre a praia do Moçambique e a do Santinho se localiza o conhecido Morro das Aranhas, onde é possível acessar as praias através de trilhas. Vale a pena fazer o percurso e conhecer paisagens naturais de tirar o fôlego.
É uma praia ainda bastante natural, com ampla faixa de areias finas e brancas e de ondas fortes.
O nome da praia é proveniente da descoberta de uma imagem enigmática esculpida em uma pedra por uma civilização que ali viveu há cinco mil anos atrás. A praia do Santinho possui um dos maiores sítios arqueológicos de Florianópolis, com dezenas de inscrições rupestres.
Esse sítio arqueológico milenar fica lado a lado com um dos complexos hoteleiros mais modernos do Brasil, o conhecido internacionalmente Costão do Santinho Resort, cujo logotipo é uma inscrição rupestre encontrada no local.
Em fim, o Santinho é uma das mais procuradas praias pelos praticantes do surf, com suas ondas fortes que chegam a oito pés, tendo repuxo bastante intenso.
As dunas encontradas nessa praia, são palco perfeito para os praticantes do Sandboard, ou surf na areia. No local existem alugueis de pranchas de Sandboard e de ski de areia.
A praia no verão fica bastante agitada, mas não tumultuada, e você encontrará quiosques e ambulantes vendendo diversos tipos de comidas e bebidas, entre outros.
O estacionamento na praia é bastante grande, possuindo muitas vagas, entretanto, na alta temporada pode ficar facilmente lotado, sendo interessante chegar ao local cedo da manhã.
O que fazer na Praia do Santinho:
- Surf
- Visitar as Dunas
- Conhecer as Artes Rupestres (Museu ao ar livre)
- Caminhadas
- Trilhas
- Esportes
- Aluguel de pranchas de Sandboard
- Pescarias
Separamos para você os TOP 5 hotéis e pousadas na Praia do Santinho, melhores avaliados em 2021:
Quarto Duplo Superior
Beira-mar
Camas: 1 de casal ou 2 de solteiro
All inclusive
Cancelamento GRÁTIS
Parcelamento em até 10X.
* Os preços das diárias podem variar e serem atualizados pelos proprietários sem aviso prévio.
08 - Praia de Florianópolis: Praia Mole

REGIÃO:
Leste da Ilha
BAIRRO:
Barra da Lagoa
EXTENSÃO:
1,2 Km
DIST. CENTRO
17,6 Km
DIST. AEROPORTO
18,7 Km
Praia Mole
Público: Principalmente jovens e LGBT. Não recomendado para crianças devido ao mar perigoso.
A Mole, uma das praias mais preservadas de Floripa, está localizada no Leste da Ilha, ao lado direito da Praia da Galheta (nudismo/naturismo) e entre os bairros da Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa, sendo pertencente a este último.
O acesso à praia é feito através de trilhas. Suas areias são extremamente brancas, finas e moles ao pisar, daí a origem do nome da praia. A praia é de tombo e seu mar, de águas geladas, ondas fortes e grande repuxo, é considerado um dos mais perigosos da região, não sendo indicado para crianças. A praia conta sempre com uma equipe de salva-vidas do corpo de bombeiros.
De frente para a praia se localiza a Ilha do Xavier, podendo ser vista pelos frequentadores de qualquer ponto da praia. Através de trilhas é possível acessar, à esquerda, a Praia da Galheta e ,à direita, a Praia do Gravatá.
A praia da Galheta é uma praia frequentada por naturistas, entretanto, o nudismo é opcional. Já a praia do gravatá é uma pequena praia escondida e natural sem qualquer infraestrutura onde a única construção encontrada é um velho rancho de canoa feito de madeira por pescadores artesanais.
A Praia Mole é uma das praias mais conhecidas do Brasil, em primeiro lugar pela sua beleza natural e pelo Surf (conhecida internacionalmente), mas também pela beleza de seus frequentadores sarados, pelo voo livre e pelas baladas locais com música ao vivo, que são ponto de encontro da galera mais jovem. Tem boa infraestrutura com bares, restaurantes, quiosques, ambulantes e amplo estacionamento.
A Mole também é palco do WQS, que é o Circuito Mundial de Surf, que habitualmente costuma acontecer anualmente nos meses de outubro. Em 2021 a competição ocorrerá entre os dias 10 e 14 de outubro e se chamará Layback Floripa Pro.
Seu público é formado em sua maioria por jovens e pelo público LGBT, que frequentam principalmente as festas, incluindo o Carnaval.
O que fazer na Praia Mole:
- Surf
- WQS (Campeonato Mundial de Surf)
- Festas
- Voo Livre
- Bares com música ao vivo
- Carnaval
- Caminhadas
- Trilhas
- Esportes
- Observação da Baleia Franca (inverno)
- Pescaria
Separamos para você os TOP 5 hotéis e pousadas na Praia Mole, melhores avaliados em 2021:
Moana Eco Beach House dispõe de lounge compartilhado, estacionamento privativo gratuito, jardim e área de praia privativa. Um terraço ao ar livre e quartos família estão disponíveis.
Os quartos têm ar-condicionado, vista do lago, mesa de trabalho e Wi-Fi de cortesia.
Localizada em frente à famosa Praia Mole, em Florianópolis, a OYO Pousada Bangalôs Da Mole – Florianópolis oferece quartos espaçosos e Wi-Fi gratuito. Para sua comodidade, há estacionamento gratuito no local.
Com vista panorâmica da Praia Mole, o Residencial Cabanas da Praia Mole é um dos primeiros hotéis situados em Florianópolis. O Wi-Fi gratuito está à sua disposição nas áreas comuns.
Os quartos possuem estilo rústico e ar-condicionado. Algumas unidades têm vista panorâmica do mar.
* Os preços das diárias podem variar e serem atualizados pelos proprietários sem aviso prévio.
07 - Praia de Florianópolis: Barra da Lagoa

REGIÃO:
Leste da Ilha
BAIRRO:
Barra da Lagoa
EXTENSÃO:
1,0 Km
DIST. CENTRO
21 Km
DIST. AEROPORTO
22,6 Km
Praia da Barra da Lagoa
Público: Todos. Principalmente famílias com crianças, surfistas e praticantes de Kitesurf e Standup Paddle.
A praia da Barra da Lagoa está localizada no Leste da Ilha, em Floripa, e fica próxima às praias Mole, Galheta e Moçambique. É um bairro de belezas ímpares que consegue em um só local reunir praia, rio (canal da barra) e a Lagoa da Conceição.
Suas areias são brancas e finas e seu mar verde e límpido. Ao lado direito da praia há os molhes com um canal que liga o mar à Lagoa da Conceição. Sobre o canal foi erguida uma ponte pênsil que dá acesso a uma trilha que leva à Prainha, uma pequena e pitoresca praia escondida e às piscinas naturais, que são piscinas de mar calmo formadas por recortes nas encostas rochosas da região.
Na região central da praia se localizam os bares e restaurantes pé na areia, com mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e serviço de garçom. Neste ponto o mar é calmo e possui salva-vidas. Ideal para famílias com crianças.
Na parte esquerda a praia é menos movimentada e o mar é um pouquinho mais agitado. Ambulantes vendendo petiscos, bebidas, sorvetes, roupas de praia e outras coisas estão sempre passando por ali. Guarda-sóis e cadeiras também podem ser alugados.
A Barra da Lagoa, é ainda hoje, considerada a maior colônia de pescadores artesanais de Florianópolis, tendo um pequeno porto à beira rio onde a toda hora chegam embarcações lotadas de peixes frescos, camarões e frutos do mar, que são vendidos para todas as peixarias e restaurantes da Ilha.
Por ser polo pesqueiro a região se tornou uma rota gastronômica. Seus restaurantes são especializados em frutos do mar com destaque para as famosas Sequências de Camarão, que são os carros chefe dos pratos.
Um dos restaurantes mais procurados e populares na região, com pratos que cabem em qualquer bolso e fica de frente para o mar, é o Restaurante Dois Irmãos.
Outro restaurante famoso e procurado tanto por turistas quanto por florianopolitanos é o Ponta das Caranhas, um restaurante internacional, que está localizado à beira da Lagoa da Conceição na Barra da Lagoa e tem como carro chefe o Peixe à Moda da Caranha, que é único e espetacular.
Há também no bairro uma região chamada Fortaleza da Barra, que fica na beira do canal com diversos restaurantes e bares bastante conhecidos.
O estacionamento público próximo à praia não é muito grande e fica frequentemente lotado, entretanto, é bastante fácil achar vagas pelas ruas do bairro residencial. Há também opções de estacionamentos pagos, com preços bastante razoáveis, próximos à praia.
É na Barra da Lagoa que fica o Projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas. O local é ideal para visitar com crianças. Uma das atrações mais procuradas é a Soltura das Tartarugas na praia, quando o público pode acompanhar as tartarugas voltando ao seu habitat natural.
Outra atração da Barra são suas trilhas místicas, que levam a sítios arqueológicos encontrados na região, com intrigantes artes rupestres em rochas que datam mais de cinco mil anos.
Um os passeios mais lindos de Florianópolis é a visita à Costa da Lagoa. Do pitoresco terminal lacustre partem as embarcações para praias de lagoa naturais, preservadas e paradisíacas, ideais para passar o dia em família. Na Costa são encontrados diversos restaurantes e bares na beira da praia e trilhas para cachoeiras.
Obs: Embarcações saem do porto da Barra também para a Ilha do Campeche.
O que fazer na Barra da Lagoa:
- Passar o dia na Praia
- Passar o dia na Praia de lagoa
- Gastronomia
- Surf
- Kitesurf
- Stand up Paddle
- Projeto Tamar
- Trilhas
- Museu a céu aberto de artes rupestres
- Visitar a Prainha
- Pescar no Canal da Barra
- Visitar a Costa da Lagoa
- Visitar as piscinas naturais
Separamos para você os TOP 5 hotéis e pousadas na Praia da Barra da Lagoa, melhores avaliados em 2021:
Os apartamentos da Ondas da Barra possuem uma decoração harmoniosa e estão equipados com uma sala de TV e um sofá. Há uma cozinha compacta completa com forno e geladeira. Os banheiros privativos contam com chuveiro, e as comodidades extras incluem um ventilador.
A Waterway é uma pousada localizada em Florianópolis, a 1,4 km da Praia da Barra da Lagoa. O Wi-Fi gratuito está disponível nas áreas comuns.
Todos os quartos dispõem de cozinha compacta em estilo americano e TV.
Todos os quartos incluem ar-condicionado, mesa de trabalho, varanda com vista do jardim, banheiro privativo, TV de tela plana, roupa de cama e toalhas. As unidades dispõem de frigobar.
No Pérola da Barra, você pode desfrutar de um café da manhã continental ou em buffet.
Todos os quartos possuem ar-condicionado, TV de tela plana com canais via satélite, geladeira, chaleira, chuveiro, secador de cabelo e guarda-roupa.
Os quartos incluem banheiro privativo com banheira e produtos de banho gratuitos, assim como vista do lago. Na Guest House Isadora Duncan, os quartos apresentam área de estar.
* Os preços das diárias podem variar e serem atualizados pelos proprietários sem aviso prévio.
06 - Praia de Florianópolis: Praia do Campeche

REGIÃO:
Sul da Ilha
BAIRRO:
Campeche
EXTENSÃO:
3,5 Km
DIST. CENTRO
15 Km
DIST. AEROPORTO
8,4 Km
Praia do Campeche
Público: Frequentada principalmente por surfistas e praticantes do kitesurf, devido às particularidades do vento e do mar, e por jovens, principalmente na região do Riozinho.
A Praia do Campeche, em Florianópolis, possui 3,5 km de extensão, distante 15 km do centro da cidade, está localizada entre a praia do Morro das Pedras e da Joaquina.
No passado, estas três praias formavam a “Praia do Mandu”. Foi em 1860, o batismo para Praia do Campeche! O bairro Campeche foi na década de 20, campo de pouso para o reabastecimento de voos entre Paris e Buenos Aires, como o comandante desta rota era o aviador e escritor ilustre “Antoine de Saint-Exupéry”, autor do livro “O Pequeno Príncipe”, foi fonte de inspiração a homenagem feita a este escritor, o nome da rua principal do bairro, a Avenida Pequeno Príncipe.
Contos e lendas vão de encontro ao verdadeiro significado da raiz do nome Campeche, os nativos afirmam, que foi batizado por Exupéry, que se referia a praia como: “Champ et Pêche” (campo de pesca). O aviador era uma figura tão querida pelos moradores locais, que também já deram um jeitinho para falar o nome do francês em “manezês” para “Zé Perri”!
Outra explicação para o nome Campeche, estaria na planta medicinal e de tinturaria, cultivada nesta região, muito procurada no início da colonização, o “Pau-Campeche”. O bairro Campeche foi desmembrando da ” Lagoa da Conceição” nos anos 90, deixando de ser chamado de Vila do Pontal e assumindo seu atual nome. A praia do Campeche é conhecida, por suas águas claras, porém de mar grosso, excelentes ondas de formações de “direita”, areias brancas e finas.
Além da grande procura por famílias e turistas argentinos, devido sua infra em restaurantes especializados em frutos do mar, comidas e artigos naturais, está crescendo o número de frequentadores da galera jovem, num local um pouco mais afastado na entrada principal da praia. O point dessa turma é conhecido como Riozinho do Campeche.
A Praia do Riozinho no Campeche a cada temporada merece destaque pela presença dos corpos sarados, de gente descolada e bonita! É no riozinho do Campeche que rola os eventos voltados para os praticantes do surf, kitesurf, vôlei, como também no cenário musical, com festas eletrônicas e arenas de shows!
O vasto espaço de areia é disputado nesta badalada região da praia. Visitas ilustres de peso, estão fora da temporada, afinal a praia do Campeche é rota da Baleia-Franca!
Recheado de histórias e estórias, o bairro do Campeche é procurado por moradores, visitantes vindos de todas as regiões do país e do exterior, que desejam além da exuberante natureza local e badalação, um bom investimento em imóveis! A região simplesmente deu um boom, com forte processo de expansão imobiliária e na arquitetura de luxo!
O que fazer na Praia do Campeche:
- Passar o dia na Praia
- Surf
- Kitesurf
- Visitar a praia do Riozinho
- Visitar a Lagoa Pequena
- Passear na Lagoa da Chica
- Passeio de Barco ou escuna para Ilha do Campeche
- Fazer Stand up Paddle
- Curtir à noite a Lagoa da Conceição, que é bem próxima
Separamos para você os TOP 5 hotéis e pousadas na Praia do Campeche, melhores avaliados em 2021:
A Hibisco Guest House, em Florianópolis, oferece vista do mar, acomodações, bar e lounge compartilhado. O Wi-Fi e o estacionamento privativo estão disponíveis gratuitamente neste Cama e Café (B&B). As unidades dispõem de varanda, ar-condicionado, TV de tela plana e banheiro privativo com chuveiro e secador de cabelo.
Situada a 200 metros da Praia do Campeche, em Florianópolis, a Casa Mar Campeche dispõe de piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito e jardim. Esta propriedade com Wi-Fi gratuito.
Todos os quartos possuem guarda-roupa, TV de tela plana, banheiro privativo, roupa de cama e toalhas.
O No Campeche oferece acomodações com Wi-Fi gratuito e estacionamento privativo gratuito.
Todas as unidades dispõem de cozinha totalmente equipada com micro-ondas, área de estar, TV de tela plana, máquina de lavar roupa e banheiro privativo com chuveiro e secador de cabelo
Localizada a 100 m da Praia do Campeche, a Pousada Ilha Faceira oferece WiFi gratuito. O estacionamento privativo está disponível gratuitamente.
Os quartos confortáveis incluem ar-condicionado, TV a cabo, varanda, frigobar, guarda-roupa, mesa de trabalho e banheiro privativo.
Situada em Florianópolis, a 300 metros da Praia do Campeche e a 2,9 km da Ilha do Campeche, a Vila Campeche oferece acomodações com jardim, churrasqueira e Wi-Fi gratuito em todas as áreas.
* Os preços das diárias podem variar e serem atualizados pelos proprietários sem aviso prévio.
05 - Praia de Florianópolis: Lagoa da Conceição

REGIÃO:
Leste da Ilha
BAIRRO:
Lagoa da Conceição
EXTENSÃO:
2,4 Km
DIST. CENTRO
12,8 Km
DIST. AEROPORTO
17,4 Km
Lagoa da Conceição
Público: Frequentada por todos os públicos.
Considerada por muitos como a melhor localização da Ilha de Floripa, a Lagoa da Conceição é exclusiva quando o assunto é Praias de Florianópolis! Não só por ser única e especial, mas também por sua história.
Situada no centro geográfico da ilha de Santa Catarina, a Lagoa da Conceição Florianópolis, foi habitada inicialmente pelos índios Carijós e Tupi-Guarani e em meados de 1750, foi colonizada pelo Imperador Dom Pedro II, recebendo como presente deste, os sinos da Capela da Lagoa.
Haviam muitos engenhos de cana-de-açúcar e de mandioca (o cultivo da mandioca é herança deixada pelos índios) em torno da Lagoa. Na tradição da Lagoa da Conceição está o seu lado místico, bruxas, feiticeiros, lobisomem, boitatá e a prática da pesca e da renda de bilro, presente na vida dos nativos!
A arquitetura local é resultado do estilo colonial português e francês, destaque para o Antigo Casarão que abriga hoje o Centro de atividades culturais.
Dia, noite, no céu, na água e na terra: Localizada a 20 km do centro da cidade, com área de 15 km2, a Lagoa da Conceição é definitivamente a maior lagoa de Florianópolis, dividida em lagoa de dentro e de fora, estas duas partes separadas por um canal no qual foi construída uma ponte, que nos leva para a desejada Avenida das Rendeiras, serve de cenário para corridas, pedaladas, banhos de sol e piquenique.
Não se esqueça de fazer o passeio pelas dunas! Mais adiante, na beira da lagoa, estão duas quadras de areia para a prática do vôlei e futevôlei. Se o assunto for adrenalina, a Lagoa da Conceição oferece prática de windsurf, kitesurf, canoagem, jet-ski, flyboard e voo de parapente, mas se você quer apenas apreciar a vista de uma forma mais tranquila, vai poder alugar pedalinhos, caiaque, stand up paddle, passeios de escuna ou de barco até a Costa da Lagoa. A diversão não acaba quando chega a noite, a Avenida das Rendeiras é totalmente iluminada e concentra bares, baladinhas e restaurantes, principalmente os especializados em frutos do mar.
No sentido oposto, está o centrinho, ingrediente final para a noite da Lagoa da Conceição se posicionar como a mais procurada no verão, recebendo por tanta diversidade o título de Ponto turístico mais conhecido da ilha de Florianópolis.
O que fazer na Lagoa da Conceição:
- Passar na Av. das Rendeiras
- Passar o dia na Praia de lagoa
- Tirar fotos dos mirantes
- Gastronomia
- Voo Livre
- Passeio de barco para Costa da Lagoa
- Trilha para Costa da Lagoa
- Kitesurf
- Stand up Paddle
- Windsurf
- Alugar pedalinho
- Conhecer as dunas e praticar Sandboard
- Fazer picnic à beira da Lagoa
- Curtir os bares da região com música ao vivo.
Separamos para você os TOP 5 hotéis e pousadas na Lagoa da Conceição, melhores avaliados em 2021:
* Os preços das diárias podem variar e serem atualizados pelos proprietários sem aviso prévio.
04 - Praia de Florianópolis: Praia de Canasvieiras

REGIÃO:
Norte da Ilha
BAIRRO:
Canasvieiras
EXTENSÃO:
2,3 Km
DIST. CENTRO
28 Km
DIST. AEROPORTO
38,8 Km
Praia de Canasvieiras
Público: Frequentada principalmente por famílias.
Considerada como o primeiro balneário municipal de Florianópolis, em sua história o topônimo Canasvieiras, faz referência ao cultivo de um determinado tipo de cana-de-açúcar, cultivada antigamente na região, a “cana-vieira”.
A praia de Canasvieiras está localizada no norte da Ilha, entre Jurerê Internacional e Jurerê Tradicional e a Cachoeira do Bom Jesus.
O mar de Canasvieiras é tranquilo, com águas claras e temperatura agradável, devido ao seu posicionamento estar entre o mar oceânico e o mar de bacia, com abertura para o norte. Ao sul, próximo ao costão esquerdo da praia, avistamos a Ilha do Francês, um cantinho especial e de visitação gratuita, ideal para prática de mergulho.
Canasvieiras, é considerada uma pequena cidade, por possuir vida própria! Na sua infraestrutura diversificada, encontramos agências bancárias, delegacias, posto de saúde, supermercado 24H, mini shopping, agência dos Correios, opções de lazer, passeios de escunas e completa vila gastronômica, tornando opcional aos turistas as idas de 27 km até o centro da cidade.
A Praia de Canasvieiras “habla en español”, os atendentes do comércio local em sua grande maioria são bilíngues, devido à presença em massa dos turistas, argentinos, uruguaios e chilenos, que aquecem o comércio local.
Referência em inovação e desenvolvimento sustentável: “Sapiens Parque”, está localizado em uma vasta área de 4,3 milhões de m2 de Canasvieiras em Florianópolis, e promove o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região, mantendo assim uma relação de turismo com tecnologia voltada para o meio ambiente e serviços especializados.
Garantia certa como um dos polos-turísticos principais do sul do Brasil, a praia de Canasvieiras, oferece grande rede de hotéis e pousadas em Florianópolis.
Passeios de Escunas: Os principais roteiros partem do píer da praia de Canasvieiras, contornando a Fortaleza de Anhatomirim, passando por diversos pontos da baía, parando em restaurantes da orla continental.
São roteiros que permitem ao morador e ao turista paisagens exuberantes.
O que fazer em Canasvieiras:
- Curtir a praia
- Visitar de barco a Ilha do Francês e Fortaleza de Anhatomirim
- Alugar Banana Boat
- Aproveitar os restaurantes e sua gastronomia local
- Ir a bares com música ao vivo
- Passar o dia no Parque Aquático;
- Dar uma volta nas ruas movimentadas do comércio
- Praticar Stand up Paddle
Separamos para você os TOP 5 hotéis e pousadas em Canasvieiras, melhores avaliados em 2021:
Café da manhã incluído
Quarto com Cama Queen-Size e Varanda
WIFI
Quarto
Quarto com Cama de Casal ou 2 de Solteiro
Camas: 1 de casal ou 2 de solteiro
Café da manhã incluído
Cancelamento GRÁTIS
Apartamento
Estúdio com Vista do Estacionamento
• 1 quarto
• 1 casas de banho
• 22m²
• 1 cama de casal
* Os preços das diárias podem variar e serem atualizados pelos proprietários sem aviso prévio.
03 - Praia de Florianópolis: Praia da Joaquina

REGIÃO:
Leste da Ilha
BAIRRO:
Lagoa da Conceição
EXTENSÃO:
3 Km
DIST. CENTRO
18,3 Km
DIST. AEROPORTO
19,1 Km
Praia da Joaquina
Público: Frequentada por famílias em excursões e por jovens, esportistas, surfistas e surfboarders.
Para quem ainda não a conhece, a Praia da Joaquina, também conhecida como “Joaca”, está localizada a mais ou menos 15 km de distância do centro da famosa e agradável cidade de Florianópolis, mais especificamente no leste da Ilha de Santa Catarina, e por ser uma praia oceânica e de ondas altas e agitadas, é muito procurada por surfistas e esportistas de todo o Brasil, tendo sido inclusive palco para alguns campeonatos de surfe mundialmente reconhecidos.
A beleza da praia, somada com suas areias finas e claras e com o nascer do sol logo pela manhã, proporciona uma das vistas mais lindas da cidade.
A Praia de Joaquina é contornada por belas dunas, tidas como as melhores e mais belas da região Sul do Brasil e onde se pratica o exótico surfe na areia, conhecido como Sandboard.
A praia leva este nome em homenagem a Dona Joaquina, antiga moradora da Ilha de Santa Catarina que foi de extrema importância para toda a região por volta do ano de 1850 e ganhou o carinho da cidade por alimentar em sua própria casa os antigos pescadores e ensinar as mulheres a fabricarem uma série de utensílios domésticos feitos elegantemente de linhas entrelaçadas.
Se você está procurando um lugar tranquilo para relaxar corpo e mente e esquecer daqueles problemas e estresses do dia-a-dia das grandes cidades, a Praia da Joaquina é uma ótima opção.
O lugar é ideal para passar ótimos momentos com a família, pois é palco também para partidas frequentes de futevôlei e futebol de areia, além de possuir ótima estrutura para receber turistas brasileiros e estrangeiros, com pousadas e hotéis à sua disposição e restaurantes que servem as delícias gastronômicas do local, tudo isso com uma infraestrutura especial para atender às necessidades de cada turista.
E não para por aí! A praia conta ainda com salva-vidas, posto policial, chuveiros, amplo estacionamento, sanitários e boa iluminação noturna para o turista sentir-se seguro e poder apreciar também as noites frescas da praia.
Um ponto histórico interessante a ser mencionado é que a praia ainda possui vestígios dos antigos povos indígenas que viveram no local, como por exemplo as oficinas líticas onde esses povos produziam suas ferramentas, sendo algumas delas de fácil acesso e outras mais afastadas ou infelizmente já extintas.
Ou seja, Joaquina é a praia ideal para quem gosta de natureza e lazer, e tudo isso em uma boa localização.
Ficou interessado? Que tal escolher a Praia da Joaquina como seu próximo destino? Reserve agora mesmo um tempinho para conhecer esse recanto natural e se esbaldar com as maravilhas que esta praia tem para oferecer!
O que fazer na Praia da Joaquina:
- Curtir a praia
- Jogar Futevôlei
- Surfar
- Praticar Sandboard
- Praticar Bodyboard
- Fazer Caminhadas
- Pescar
Separamos para você os TOP 5 hotéis e pousadas na Praia da Joaquina, melhores avaliados em 2021:
* Os preços das diárias podem variar e serem atualizados pelos proprietários sem aviso prévio.
02 - Praia de Florianópolis: Praia dos Ingleses

REGIÃO:
Norte da Ilha
BAIRRO:
Ingleses do Rio Vermelho
EXTENSÃO:
3 Km
DIST. CENTRO
32 Km
DIST. AEROPORTO
40 Km
Praia dos Ingleses
Público: Frequentada por famílias, surfistas e sandboarders.
A praia dos Ingleses, ou praia do zinga, nome popular utilizado pelos nativos, está localizada no norte da ilha de Santa Catarina, distante à 36 km do centro da cidade. O acesso é pela Rodovia SC-401, totalmente duplicada.
A imigração em massa de açorianos entre 1747 e 1756 aliada a dificuldade em mobilização na Ilha, levaram o governo a descentralizar o poder dividindo em Freguesias, mais tarde originaram às Intendências.
A praia dos Ingleses deixou de fazer parte da Freguesia de São João Batista do Rio Vermelho sendo desmembrada e adquirindo seu nome devido ao navio inglês que acabou encalhando na praia.
Em resgate ao grande valor histórico na região, encontramos, sítio arqueológico submarino e estações líticas. Destaque nesta região, construída em 1881, para a capela do Sagrado Coração de Jesus.
Os Ingleses em Florianópolis faz referência em sua história, ao centro de pesca recordista em lances da tainha, mantendo até os dias atuais durante a baixa temporada, a tradição da pesca, festas religiosas e apresentações folclóricas! A partir dos anos 90, iniciou-se o aumento no desenvolvimento tornando-se o maior bairro do norte da Ilha, em Florianópolis.
Com área de 4,83 km2 , a praia dos Ingleses está localizada entre a Praia Brava e a Praia do Santinho, com população permanente de 30 mil habitantes, dividida no seu aglomerado urbano. Destaque para a região das Gaivotas, local que reúne variedade em empreendimentos imobiliários de alto padrão.
Com tantos imóveis e turistas nesta região, sem dúvidas é uma das praias de Santa Catarina com variedade em hospedagem, com diversos hotéis e pousadas.
A praia dos Ingleses contempla excelente infraestrutura que vai além da temporada, operando com supermercados, agências bancárias, comércio diurno e noturno, gastronomia, bares, eventos, passeios náuticos, práticas desportistas e segurança. No centrinho, destaque para os quiosques e restaurantes especializados em frutos do mar.
As águas da praia dos ingleses Florianópolis, são frequentadas por banhistas de todas as idades, de mar aberto, temperatura média de 22 graus, com ondas ideais para prática do surf em estilo jacaré e aos iniciantes no surf!
Na sua área de 4km de dunas, a procura é pelos praticantes do Sandboard (surf na areia). Procurada expressivamente pelos “hermanos”, o atendimento em espanhol e as opções no comércio noturno formam o grande diferencial desta praia de Floripa!
O que fazer na Praia dos Ingleses:
- Passeios no centrinho
- Esportes na areia
- Surfe
- Passeios de barco
- Sandboard
- Trilhas
- Dunas
- Gastronomia com destaque aos frutos do mar
- Vida noturna com bares e música ao vivo
Separamos para você os TOP 5 hotéis e pousadas na Praia dos Ingleses, melhores avaliados em 2021:
O Hotel Porto Sol em Florianópolis oferece vista panorâmica da Praia dos Ingleses e do oceano. O hotel combina um serviço 4 estrelas com instalações que incluem piscina, quadras de tênis e salão de jogos. O WiFi gratuito é oferecido, e o estacionamento privativo, também gratuito, está disponível no local.
* Os preços das diárias podem variar e serem atualizados pelos proprietários sem aviso prévio.
REGIÃO:
Sul da Ilha
BAIRRO:
De frente para o Campeche
EXTENSÃO:
466 Metros
PARTINDO DO CAMPECHE
10 Minutos
PARTINDO DA ARMAÇÃO
40 Minutos
PARTINDO DA BARRA
1h20 Min.
Ilha do Campeche (Praia da Enseada)
Público: Frequentada por famílias com crianças e mergulhadores.
A Ilha do Campeche está localizada ao sul da Ilha de Santa Catarina em frente à Praia do Campeche. É uma Ilha natural e bastante preservada. No ano de 2000 foi tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional pelo IPHAN. No local há um sítio arqueológico com diversas inscrições rupestres de civilizações que ali viviam a mais de 3.000 a.C.
A chagada à Ilha só pode ser feito com barcos autorizados para desembarcarem no local. O número máximo de turistas que é permitido ficar na Ilha, é de 800 pessoas.
A Ilha tem uma pequena praia, chamada Enseada, com 500m de extensão, que é considerada por muitos, a mais linda praia de Florianópolis, sendo conhecida como “caribe brasileiro”. Suas areias são brancas e finas. Seu mar verde-esmeralda é tranquilo e cristalino, apresentando excelente visibilidade para mergulhos. Lá é possível alugar equipamentos de mergulho e nadar por uma Trilha Subaquática.
Suas águas cristalinas e tranquilas atraem famílias com crianças, que se divertem sem temer ondas mais altas. No local, é possível alugar cadeiras e guarda-sóis.
Fora a Praia maravilhosa para passar o dia, a Ilha do Campeche oferece mais opções de diversão. Existem trilhas guiadas que levam seus visitantes aos sítios arqueológicos para observação das artes rupestres e monumentos monolíticos de civilizações misteriosas que ali viviam há cinco mil anos atrás.
Durante a Alta Temporada, que compreende os meses de dezembro até março, funciona apenas um restaurante na Ilha, que serve pratos completos, porções, petiscos e bebidas. Para quem gosta, é fortemente recomendado levar lanches e bastante água, uma vez que o passeio dura quatro horas, não esquecendo de levar sacolinhas de lixo para trazer o lixo gerado de volta.
O que fazer na Ilha do Campeche:
- Passar o dia na Praia da Enseada
- Se divertir nas águas cristalinas e tranquilas
- Curtir a natureza do interior de uma Ilha intocada
- Alugar equipamentos de Mergulho
- Trilha subaquática
- Trilhas terrestres
- Visitar monumentos líticos
- Visitar artes rupestres
- Observar pássaros
Locais de onde partem barcos e escunas para Ilha do Campeche:

Praia do Campeche
A duração da viagem de barco até a Ilha é de 10 minutos. Os barcos saem as 9hs da manhã e retornam as 14hs. O valores de ida e volta variam entre R$ 100,00 e R$ 150,00 por pessoa.

Praia da Armação
A duração da viagem de barco até a Ilha é de 40 minutos. Os barcos partem das 9hs às 12hs. O tempo de permanência na Ilha é de 4 horas. O valores de ida e volta variam entre R$ 75,00e R$ 120,00 por pessoa.

Praia da Barra da Lagoa
A duração da viagem de barco até a Ilha é de 1h e 20 minutos. Os barcos partem as 9hs e retornam as 14hs. O valores de ida e volta variam entre R$ 100,00 e R$ 150,00 por pessoa.Obs: Os valores citados acima podem divergir ou serem alterados a qualquer momento pelos transportadores.
Informações sobre a visitação:
- Programa de Visitação e Conservação da Ilha do Campeche – Centro de Informações: (48) 98416-8476 (das 9h às 13h).
- Transporte Náutico APAAPS – Associação Pescadores Artesanais Armação Pântano do Sul: (48) 98430-4097 (whastApp).
- Associação de Transporte do Campeche: (48) 3338-3160.
- Associação de Transporte da Barra da Lagoa: (48) 3232-4019.
- Informação sobre mergulho e trilhas: (48) 98416-8476
- Informações do Restaurante: (48) 98449-4345
Separamos para você os TOP 5 hotéis e pousadas na Praia do Campeche acima. Pela proximidade da Ilha com a Praia da Armação, mostraremos abaixo as melhores hospedagens avaliadas em 2021 na Praia da Armação.
01 - Praia de Florianópolis: Ilha do Campeche (Praia da Enseada)

A Pousada Santa Ana tem exteriores cor-de-rosa e oferece acomodações práticas a apenas 200 m da praia da Armação. Está em um lugar pacífico, rodeado por natureza e oferece estacionamento gratuito no local. Os quartos na Pousada Santa Ana são bem iluminados, com muita luz natural, e apresentam banheiro privado e uma televisão de 14”.
* Os preços das diárias podem variar e serem atualizados pelos proprietários sem aviso prévio.